sexta-feira, 30 de outubro de 2015

TENTAÇÃO HEIDEGGERIANA



No segundo semestre do ano passado (2014.2), eu estava pagando a disciplina Metafísica e estudando Heidegger na mesma. Estava gostando do filósofo e decidi comprar o livro dele da coleção Os Pensadores, em um sebo virtual. 


Passando alguns dias, o livro chegou pelos Correios e eu me deparei com essa dedicatória ao abrir o livro. Logo pensei: "Essa professora deve ser um pouco ingrata por vender um presente que recebeu". 

Passando os dias, comecei a levar o livro para as aulas, com com intenção de acompanhar a leitura feita em sala. No intervalo, o professor da disciplina se aproximou de mim e reparou no livro, logo mostrei e contei sobre a dedicatória para a "ingrata" professora. Ele pediu para ler.

Ao ver a dedicatória, o professor, em silêncio, levou consigo o livro para o seu birô e folheou alguns papéis, enquanto lia a dedicatória. Só observei de longe. Na volta ele me mostra o livro e diz: "rapaz, que interessante, essa professora aqui é uma das grandes estudiosas do Heidegger no Brasil, com livros publicados sobre o pensamento dele. Inusitado um aluno dar esse livro a ela, que já devia ter todos os livros do Heidegger". 

No momento eu tive aquela sensação de nerd de humanas, e pensei que tinha uma raridade em minhas mãos. Pesquisei na Internet e vi que a professora, de fato, era bem conhecida nos círculos heideggerianos do Brasil, mas havia falecido em Santos, há cerca de um ano antes do livro ser posto à venda, e era exatamente de Santos o sebo no qual eu comprei o livro.

Enfim, a história não significa nada demais, é só um registro que gosto de gravar na memória: a história de cada livro que tenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário