quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A BUSCA DO REINO AQUI OU A BUSCA DE FAZER COM QUE O REINO SEJA AQUI


Os movimentos cristãos no século XXI andam cada vez mais plurais. Mas se há uma divisão justa, em termos bíblicos, é a divisão entre o que é autêntico e o que é inautêntico. Certo e errado. Sendo assim, perceberemos que há manifestações do que é autêntico e há manifestações do que não é.
Uma das mais explícitas formas de autenticidade no cristianismo, creio eu, é a busca e o desejo incessante pelo Reino de Deus. Jesus, ensinando aos discípulos a orarem, disse-lhes que deveriam pedir (ao Pai) “venha a nós o vosso Reino”. No sermão do monte, exortou: “mas buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça”. E, noutra ocasião, foi taxativo: “o meu Reino não é desse mundo”. Foi Paulo, em Colossenses, que nos indicou onde buscar todas as coisas: “do alto, pois é lá que Cristo está”.

Caros, sabendo que o Reino de Deus não é deste mundo e que “se esperarmos em Cristo somente nessa vida somos os mais miseráveis dos homens”, não podemos esperar e creditar a este século a plenitude do Reino de Deus. Não podemos fazer deste mundo a nossa habitação. Não podemos, em hipótese alguma, nos conformamos e nos acomodarmos com o aqui e o agora.

Não é de hoje que vejo movimentos evangélicos, com lideranças e pregadores ignorantes quanto à verdade ou até mesmo de má fé, induzindo as pessoas a buscarem fazer daqui o Reino de Deus. Não são poucos os que pensam que a “benção” de Deus e a “vitória” que ele nos outorga é viver bem aqui, em conforto, e que é isso que devemos buscar.

Seria injusto se eu atribuísse tal coisa somente aos neopentecostais se constantemente vejo esse tipo de mensagem nas congregações da denominação em que sou membro. Já virou cultura, e cultura não costuma se contestar. Mas já passa da hora de se refletir sobre isto.

O amor de Deus, a sua benção e a vitória que Ele nos dá, jamais pode ser mensurada nessa vida. Não é aqui nossa habitação. Não é aqui que iremos ficar, portanto não é aqui que devemos esperar conforto. A vontade soberana de Deus referente a essa vida em nada nos é garantia de viver confortavelmente. Já disse C.S. Lewis, em meditação pessoal, que nós somos propensos a fazer daqui o nosso lugar, quando nos sentimos confortáveis, e é por isso que Deus nos faz passar por dias adversos. É como se Ele bradasse em nossos ouvidos: “aqui não é o seu lar”.

Então, meus caros, neste sopro a que chamamos de vida, busquemos o Reino aqui, e não que ele seja aqui. Busquemos a Deus e o seu Reino em verdade.


Anderson Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário