terça-feira, 3 de novembro de 2015

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA: O PENSAMENTO CRÍTICO EM FAVOR DA FIDELIDADE A SÃ DOUTRINA


No início de 2013, no auge do florescimento da teologia reformada em mim (coisa que teve início em 2012), comprei o livro em questão nas saudosas promoções da Livraria Erdos e, mesmo sem tempo de ler no mês que ele chegou (março), não contive a empolgação e "devorei-o" em poucos dias. Pode não ter sido o melhor e nem mais profundo livro de teologia que já li, mas foi um dos que mais me cativaram enquanto eu lia. Escrevi essa resenha ainda em 2013, para postar no meu perfil do skoob.com.br e hoje decidi publicá-lo aqui, já que é um blog para depositar os meus textos. 

Segue a resenha na íntegra e se revisão:

""O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA" foi o primeiro livro do Rev. Augustus Nicodemus que li. Já o conhecia pelos seus sermões, conferências e palestras, como também pelo seu blog: O tempora, O mores! De onde saiu o conteúdo desse livro.

O livro referido foi uma coletânea de post's do autor em seu blog, post's esses, relacionados ao assunto da ascensão e queda do evangelicalismo brasileiro. Apesar de cada capítulo ser um post diferente, a obra foi organizada de maneira que cada capítulo seja uma continuidade da ideia anterior, ou seja, uma sequencia lógica de raciocínio.

Superei minhas expectativas ao ler essa obra. De fato eu já esperava que algo bom viesse de Nicodemus, tanto pelo currículo como pela aparente fidelidade a Bíblia. Augustus Nicodemus acaba sintetizando muito bem a situação da Igreja Evangélica em nossos tempos, e infelizmente, essa mensagem tem se tornado cada vez mais atual, já que o declínio teológico está cada vez maior, e assim a igreja anda se distanciando cada vez mais do autêntico evangelho.

Liberais, neoliberais, neo-ortodoxos, libertinos, reformados, legalistas, neopentecostalismo, são os pontos abordados com precisão pelo autor, que com uma linguagem culta, e por vezes acadêmica (talvez seja porque o público alvo venha desse ciclo) nos leva a refletir sobre nossas bases, nossos fundamentos e nossa fé. Seria excelente que todo cristão compreendesse, ao menos um pouco, sobre o assunto.

Não vou me deter a contar o que está escrito, espero apenas que você, ao ler essa resenha (que na verdade é feita para mim mesmo), sinta-se desejoso de ir a fundo na leitura desse livro, afinal, precisamos entender "O que estão fazendo com a Igreja" Brasileira.

Em Cristo,
Anderson Bezerra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário