segunda-feira, 14 de maio de 2012

O novo nascimento


Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” João 3.3.

Os primeiros versículos do capítulo três de João, nos relata uma conversa entre Jesus e Nicodemos, um mestre de Israel. Nicodemos apesar de ser da seita dos Fariseus, cria que Jesus era vindo de Deus, reconhecendo, assim, Sua natureza divina (Jo 3.2). Mas Jesus respondeu a ele dizendo que é necessário nascer de novo, não bastava só crer, mas sim nascer de novo, mas como se dá isso?

Eu fico assombrado como existem tantas seitas que desviam e mascaram a Palavra de Deus para dar a apoio a suas concepções desconexas e mentirosas. Vi, certa vez, alguém dizer em uma rede social que o nascer de novo se tratava da reencarnação, que é mais uma doutrina de demônios (1ª Tm 4.1), já que a própria Palavra nos ensina que ao “homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo” (Hb 9.27).

Então vamos compreender o novo nascimento. Ainda no Éden, foi dito a Adão, o primeiro homem, que de toda a árvore ele poderia comer, menos da árvore do conhecimento, porque se dela comesse, certamente morreria (Gn 2.16,17). Pois então, o homem havia sido criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), e tinha uma relação íntima com Deus (Gn 3.8,9). E o homem pecou, desobedeceu a Deus comendo da árvore (Gn 3.6), e ali, sua relação com Deus foi rompida, a morte não era física, era espiritual, pois é o nosso espírito que nos dá comunhão com Deus (Gn 6.3; Jo 3.24; At 11.12). Desde então, a humanidade ficou mergulhada em pecado, pois todos nós descendemos de Adão.

Agora entendemos que todos nós pecamos (Rm 3.23), vindo disto a morte espiritual e a necessidade de nascer de novo. Nicodemos perguntou a Jesus como seria esse novo nascimento, deve ter ficado sem entender muito, porque chegou até a pensar que ia ter de voltar ao ventre de sua mãe (Jo 3.4), pobre Nicodemos. Jesus lhe explicou direitinho e disse: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (Jo 3.5).

O novo nascimento é embasado na regeneração do homem. No AT, se fazia sacrifícios para perdão de pecados, mas o homem não tinha a plena comunhão com Deus, a não ser em casos específicos, como os profetas, que tinham o Espírito de Deus. Mas hoje, depois do sacrifício vicário de Jesus Cristo, temos livre acesso a presença de Deus, mas somente pelo Sangue de Cristo (Hb 10.19). O novo nascimento não é nada mais nem nada menos que aceitar o testemunho da graça de Cristo, reconhecer que somos pecadores e precisamos de perdão e assim se reconciliar com Deus.

2ª Coríntios 5.18: “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”.

De tudo que já lhes falei, se resume em apenas um versículo: “Porque assim como todos morreram em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1ª Co 15.22. E tudo isso não é para levado com tanto simplicidade, se quer um resumo maior ainda, o novo nascimento se encaixa nas últimas duas palavras do versículo, sim, na preposição “Em” e no substantivo “Cristo”, “Em Cristo”. E está em Cristo é muito mais do que ir até a frente em culto e aceitar a Jesus, é mudar de vida, e está em constante mudança, obedecendo a Deus.

Em Cristo,
Anderson Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário