terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje e eternamente




Chegou certo período da história de Israel em que cessaram os profetas, em que eram poucos os justos, que Deus se calou e não falou mais com seu povo, apareceu uma geração corrupta e chegou a hora que Deus decidiu cumprir a promessa feita a Abraão em Gênesis 12.3, a hora em que o Profeta semelhante a Moisés (Dt 18.15-19) se levanta, a hora que o menino que nos nasceu profetizado por Isaías em Isaías 9.6 realmente nos nasce, essa hora é a hora que Jesus Cristo nasce (Mt 1.18-25).

Jesus já existia desde o princípio, no AT temos o estudo da Teofania, em que Jesus aparece humanamente sendo chamado de O anjo do Senhor, é bem certo que esse cunho teológico não é aceito por todos, mas as evidências de que realmente era Jesus são bastantes claras. Quando três anjos apareceram a Abraão no capítulo 18 de Gênesis, Abraão se inclina em terra (Gn 18.2) e o chama de Meu Senhor (18.3), se realmente fosse somente um anjo, certamente teria repreendido Abraão como repreendeu a João em Apocalipse 19.10, isso nos leva a crer que aquele Anjo era Jesus, temos também o episódio em que o Anjo do Senhor aparece a Manoá, pai de Sansão, e o Manoá pergunta o nome do Anjo, e o Anjo diz: “(...) Por que perguntas meu nome, visto que é maravilhoso” (Jz 13.18). Isaías profetizou que o nome de Jesus seria Maravilhoso (Is 9.6) e logo após esse episódio, Manoá diz: “(...) Certamente morreremos, porquanto temos visto Deus” (Jz 13.22). Mas quero falar de Jesus feito homem, no tempo em que viveu na terra.

O evangelho escrito por João declara assim: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Mais na frente ele escreve: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14). Jesus viveu aqui na terra 33 anos, sendo que passou 30 anos como um homem “normal”, sofrendo como nós, rindo como nós, comendo como qualquer outra pessoa, digo “normal”, mas sabemos que de normal não tinha nada, só aos olhos humanos mesmo. Aos 30 anos ele começa o seu ministério sendo batizado por João Batista (Lc 3.21-23), logo é conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para jejuar 40 dias e ser tentado por Satanás (Mt 4.1-11). Depois disso, começa Jesus a pregar dizendo: “(...) Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.” (Mt 4.17). Assim continuo Jesus, como todos conhecem a história, padeceu grandes dores, foi crucificado, mesmo sem ter pecado, morreu em nosso lugar, para nos dar vida e nos reconciliar com Deus (“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Co 5.21).  
Após ter ressuscitado, Jesus diz aos discípulos: “(...) É- me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mt 28.18). Hoje, Jesus tem todo o poder, sobre tudo e sobre todos, Ele padeceu por nós, para nos salvar, e hoje, está à destra do pai (Mc 16.19) advogando por nós (I Tm 2.5).  

“que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de Servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2.6-11).
Dessa passagem tiramos várias lições para nossa vida: Primeiro, não é porque somos bons em algo, como pregar, ensinar, cantar, que devemos nos engradecer, mas temos que, aniquilar-se a si mesmo, renunciar o próprio eu; Segundo, quanto mais alto seu cargo, ou seu chamado, mas submisso seja a Deus e aos seus conservos; Terceiro, devemos sempre está nos colocando em nosso lugar, lugar de vaso, vaso é barro, quem faz o vaso é o oleiro, no caso, Deus, e Ele mesmo que enche o vaso de azeite. Também vemos uma magnífica revelação nesse texto, imaginem todo joelho se prostrando diante de Jesus, todos os sábios da terra, todos aqueles que negaram Jesus dizendo: “Jesus Cristo é o Senhor”. Será maravilhoso presenciar isso, como salvos.

Quero que meditem nesta lição: quando aos olhos humanos não há mais jeito, quando se olha de um lado para o outro e não se vê justiça, quando não se vê justo, ainda tem fiéis na terra, e se não tiver, ainda tem Deus pra levantar alguém, e se não tiver quem Ele levante, Ele mesmo se levantará para te ajudar.

Em Cristo,
Anderson Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário